fbpx

Mentalidade do APROVADO!

E aí, futuros calouros! Tudo certo? 

Você já pensou o quão importante é se SENTIR aprovado?

É muito comum que os vestibulandos se sintam muito inseguros quanto a isso e até evitem pensar a respeito por medo de se decepcionar. No entanto, hoje eu quero motivá-los a fazer o contrário! Quero que imagine que você já passou! Qual será a sensação de ver seu nome na lista, ser recebido pelos seus veteranos, estudar o curso que você sonha em uma das melhores universidades do Brasil? Arrepiou? Pois acredite que isso já aconteceu! Sinta-se tão feliz e grato como se realmente já estivesse aprovado, e haverá grandes chances de tudo se tornar realidade!

Cada vez mais estudos estão investindo em pesquisas sobre a grande relevância dos pensamentos na concretização (ou não) de objetivos. No livro “Mindset: a psicologia do sucesso”, Carol Dweck, professora da Universidade de Stanford, demonstra por meio de pesquisas científicas como pessoas de sucesso possuem uma mentalidade de crescimento e, por outro lado, pessoas fracassadas costumam ter uma mentalidade fixa e limitante, acreditando que suas condições são imutáveis e que não são capazes de aprender novas habilidades.

Quando eu comecei a falar por aí que eu queria fazer medicina, a maioria das pessoas se sentiam no dever de me dizer “a verdade”:  não é um curso fácil, e que, para passar no vestibular, precisaria estar estudando em lugares muito melhores do que eu estudava. Essas pessoas não estavam completamente erradas, mas tudo isso me deixava ainda mais empenhada a provar o contrário. Não para me gabar disso, mas para não ser refém de um mindset tão limitante, deixando que o contexto determinasse o que seria da minha vida. Chegou ao ponto que todos os dias eu agradecia pela minha aprovação. Mais que isso: eu customizei no paint uma “lista de chamada” muito realista em que aparecia o meu nome, o número da minha inscrição no PAS e o curso, assim como eu via nas convocações anteriores. E adivinha? Quando eu menos esperava, ela se tornou verdadeira: o meu nome estava lá!

Mas, Renata, e se eu não for aprovado? 

É claro que existe esta possibilidade. Mas, eu te pergunto, vale a pena você se preparar para NÃO ser aprovado, ao invés de investir todas as suas energias para que VOCÊ SEJA? 

Se o seu medo de não passar no vestibular é maior que a sua confiança, isso significa que você não acredita nos seus estudos, e consequentemente, eu tenho certeza que você está estudando da maneira errada, pois, quando você usa as técnicas certas, você consegue perceber o seu progresso dia após dia, e isso te proporciona a certeza de que um dia você vai ser aprovado.

Gostou do assunto? Então, deixe nos comentários o seu nome, o curso e a Universidade que você VAI SER APROVADO (ou já foi, como eu).

Eu começo:

  • Renata Gabriella – Medicina (Bacharelado) – Campus Darcy Ribeiro/UnB.

 

Agora é a sua vez! 

Quer ser aprovado no curso dos sonhos? Estude para o PAS com a melhor plataforma! Conheça os nossos planos de assinatura!

Para ficar por dentro das novidade, siga nossas redes sociais: @tudosobreopasunb e @sofistalearning

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *