fbpx

3 documentários históricos que vão te ajudar no vestibular

Cansou de ler o tempo inteiro e acha que desse jeito não tá rendendo? Confira aqui 3 documentários que vão te ajudar a ter uma visão mais dinâmica da História além dos livros. Depois é só preparar a pipoca e o caderno!

1. Guerras do Brasil.doc

Sinopse: Guerras do Brasil.Doc apresenta em uma série documental de 5 episódios de 26 minutos os fatos e as diferentes versões dos principais conflitos armados da história do país. A narrativa é costurada pelos depoimentos dos principais conhecedores dos fatos. Clips de imagens com trilha utilizando imagens de arquivo e ilustrações dão um ritmo ágil aos programas, permitindo ao espectador visualizar os acontecimentos e compreender a história do país a partir do seu cerne: o conflito.

Por que assistir? Guerras do Brasil passa por diferentes períodos da nossa história e tem o cuidado de apresentar a narrativa histórica contada por diferentes historiadores e estudiosos da área, então além de apresentar diferentes acontecimentos, também ajuda a pensá-los criticamente. É um documentário dinâmico e os episódios tem curta duração.

2. Guerra de Independência na Bahia 

Sinopse: Minissérie que narra a história dos conflitos ocorridos na região da Bahia entre portugueses e brasileiros, que tiveram seu desfecho em 02 de Julho de 1823, com a vitória brasileira e a ruptura política definitiva entre Brasil e Portugal.

Por que assistir? É um documentário muito interessante para pensar a construção da Independência do Brasil e entender que o marco que é dado ao 7 de setembro não é consenso entre os historiadores. Apresenta também personagens históricos importantes, além de mostrar como a sociedade lida com a sua memória. É dividido em dois episódios de aproximadamente 25 minutos cada.

3. Decolonizações

Sinopse: Esta série documental de três partes é a história não contada do violento e caótico longo processo de Descolonização, uma história de como a queda dos impérios europeus após a Conferência de Berlim em 1885 deu origem a um novo mundo: o nosso. 

Com uma linguagem contemporânea elaborada de raros material de arquivo, filmes da cultura pop local e animações com trilha sonora cuidadosamente criada com icônicas músicas de protesto, a série se desenrola desde a década de 1850 até o mundo globalizado de hoje, revelando os personagens históricos deste drama. Como peças de um quebra-cabeça, veja a História sendo contada como você nunca a viu antes.

Por que assistir? São três episódios (O Aprendizado, A Libertação e O Mundo é Nosso) que analisam de forma crítica a ocupação colonial nos continentes africano e asiático. Essa temática costuma ser bastante abordada pelo PAS, principalmente na segunda e terceira etapa. Ele está disponível legendado no youtube. É um documentário muito rico em informações e imagens, mas atenção, ele contém cenas fortes das atrocidades cometidas pelos colonizadores. 

 

Documentários bem construídos podem ajudar muito a visualizar os processos históricos! Espero que você aproveite as indicações e continue nos acompanhando para mais dicas!

Para ficar por dentro das novidade, siga nossas redes sociais: @tudosobreopasunb e @sofistalearning

Quer se preparar com a melhor plataforma de estudos para o PAS? Conheça os nossos planos de assinatura!

 

REFERÊNCIAS

Guerras do Brasil.Doc. TV BRASIL. Disponível em <https://tvbrasil.ebc.com.br/guerras-do-brasildoc>

Guerra da Independência na Bahia. Gaya Filmes. Disponível em <https://gayafilmes.com/produto/nome/guerra-da-independencia-na-bahia-33>

Decolonizações. Canal Curta!. Disponível em <https://canalcurta.tv.br/series/serie.aspx?serieId=633>

 

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *