fbpx

Geografia: atualidades nas provas do PAS

Mesmo não sendo uma matéria específica, o conteúdo de “atualidades” normalmente é visto em aula e cobrado em prova dentro da matéria de Geografia. Abordando questões de relevância no momento, os temas de atualidades podem variar bastante e são expostos nos veículos de mídia. Apesar da dica de ficar atento a jornais e notícias ser sempre válida, isso sozinho não garante uma boa preparação se você não souber como isso pode ser cobrado na sua avaliação. Na prova do PAS – UnB não é diferente! Confira abaixo nossa análise e dicas para que você não seja surpreendido na prova. 

Atualidades e o PAS

Antes de mais nada é preciso deixar claro que a prova do PAS normalmente não cobra temas de atualidades em suas redações como acontecem com muitos vestibulares e concursos no Brasil. A parte de redação das provas do UnB por seu variado leque de opções textuais normalmente foca em questões mais críticas e de opinião e sugestão, o que um professor de português claramente poderá explicar melhor.

Eis então a primeira diferença do tema de atualidades na prova do PAS: normalmente não é vista na redação. Entretanto isso não significa que não se pode discorrer sobre o assunto na prova. Pelo contrário, é possível que questões tipo D (aquelas questões abertas) sejam então utilizadas para tal ato. Entretanto, é mais comum que os itens sejam cobrados como Tipo A, talvez pela abundância de itens ou necessidade de um olhar crítico do candidato que já vamos falar mais à frente. 

A segunda principal característica que destacamos é que no geral o PAS 3 é a etapa na qual atualidades é mais cobrada. Por exemplo, nos últimos 5 anos de prova, o PAS 3 de 2018 foi o que apresentou mais itens explícitos de temas da atualidade. É fato que é difícil distinguir muitas vezes o que é um tema da aula de geografia e o que é um item de atualidade propriamente dito, principalmente numa prova tão interdisciplinar como a prova do PAS. Mas não pense que o conteúdo não possa ser cobrado nas outras etapas. Justamente por sua interdisciplinaridade nos itens, diversos temas podem ser alvo da prova.

A terceira e última consideração sobre atualidades na prova do PAS é: foco regional e nacional. A prova do PAS ter essa característica mais próxima da realidade do Distrito Federal do Brasil e dos seus aspectos não é novidade, mas fique atento porque notícias desse espaço geográfico podem cair na prova. 

Para além das notícias: pense e reflita

Muitos temas que são noticiados podem ser considerados como candidatos aos itens da prova, mas tenha em mente que normalmente os temas escolhidos são aqueles sobre os quais há interesse de resolução. A exemplo do ano de 2020, a pandemia de covid-19 foi tema de muitos vestibulares e concursos Brasil afora, mas não deve se atentar apenas ao assunto, mas à questões relacionadas. No caso do Brasil, a discussão sobre as ações de enfretamento, no caso mais próximo de Brasília, os impactos sociais e econômicos, e assim por diante. 

Não consuma apenas o conteúdo da notícia: pense, reflita, critique e proponha soluções, pois é isso que a avaliação buscará de seus candidatos, não apenas “decorar” os fatos. Desse modo o velho ditado sobre o tema se mantém atual: esteja por dentro das principais notícias. A partir disso exercite a reflexão para além das questões cruas e entenda seu contexto e perspectivas. Com essas dicas com certeza você estará melhor preparado(a) para o PAS e demais provas.

Para ficar por dentro das novidade, siga nossas redes sociais: @tudosobreopasunb e @sofistalearning

Quer se preparar com a melhor plataforma de estudos para o PAS? Conheça os nossos planos de assinatura!

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *