fbpx

Biologia no seu lazer – Indicações de filmes

Já parou para pensar que alguns filmes que você assiste por lazer podem ser pensados a partir de um olhar biológico? Aqui recomendamos alguns deles!

PAS 1

Wall-e

Até pensei em recomendar que você assistisse com o caderno no colo para anotar suas observações, mas provavelmente ficariam todas borradas com lágrimas (isso se você for uma pamonha que nem eu, é claro). 

O filme apresenta um futuro não tão distópico assim no qual, mediante condições insustentáveis de poluição e sedentarismo, estabelece-se, ou quase, uma soberania dos aparelhos tecnológicos. Esse é pra assistir e bater aquela bad pela nossa conduta socioambiental e tempo no celular.

Uma verdade mais inconveniente 

O documentário, lançado em 2017, é uma continuação de “Uma verdade inconveniente” do ano de 2007. Ambas as produções apresentam as implicações ecológicas do modo de vida adotado atualmente pela sociedade em que vivemos, trazendo participação de cientistas da área e permitindo que os alunos tenham um recurso visual acerca de toda problemática ambiental que é tão recorrente no PAS. 

Procurando Nemo

É possível revisar basicamente todos os tipos de relações ecológicas com o passar do filme, então faz uma pipoquinha e aproveita essa obra de arte cinematográfica e seu viés biológico.

PAS 2

Natureza Discreta

Para o PAS 2, a Netflix tem um presente de mão beijada que é a sessão de “Natureza e Ecologia – Documentários”, mas dentre as mais diversas recomendações encontradas lá a mais interessante, e voltada à Zoologia, é a série documental Natureza Discreta.

PAS 3 

Jurassic Park 

Jurassic Park é um filme que vai te proporcionar muito entretenimento, além da possibilidade de observar uma série de complicações que se enquadram na área de bioética!

Homo sapiens 1900 

Ainda abordando aspectos da bioética, esse documentário versa bastante sobre a eugenia e a forma como a biologia foi usada, no início do século 20, como uma forma de “cientificizar” um preconceito.

O Desafio de Darwin 

Aborda como a sua vida pessoal e profissional de Darwin se entrelaçam. A compreensão de todo aspecto histórico, político e religioso que estava em voga no momento em que Darwin lança sua publicação nos permite compreender um pouco mais da influência dele na ciência como um todo. 

Corpo Humano: nosso mundo interior

A série é um refrigério para aqueles que não são tão fãs assim de Fisiologia Humana, mas que gostam de uma boa produção científica. Em uma sequência de 6 episódios, o documentário apresenta curiosidades sobre o funcionamento do nosso corpo, além de contar também com episódios temáticos. É simplesmente uma preciosidade!

Osmose Jones – Uma Aventura Radical pelo Corpo Humano

Um clássico de 2001 que versa sobre o funcionamento do Sistema Imunológico, bem como do Sistema Nervoso e Digestório. Tem uma pegada bem filme da sessão da tarde e é ótimo pra assistir com a família comentando cada segundinho.

Gostou das indicações? Então me conta nos comentários qual desses filmes você já assistiu!

Para ficar por dentro das novidade, siga nossas redes sociais: @tudosobreopasunb e @sofistalearning

Quer se preparar com a melhor plataforma de estudos para o PAS? Conheça os nossos planos de assinatura!

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *