fbpx

Como fazer um planejamento de qualidade para o vestibular?

E aí, futuros calouros! Tudo certo? 

Você sabe o que deve conter no seu planejamento de estudos para uma prova de vestibular? Como sofistas estratégicos, precisamos pensar objetivamente, visando a preparação a longo prazo e em como se preparar em cada aspecto. Vamos lá?

O plano de estudos tem um objetivo, que é passar na prova do vestibular. Dessa forma, precisamos pensar: O que é preciso para ir bem na prova? 

  • Aprender o conteúdo;
  • Saber responder questões a partir do aprendizado; 
  • Adaptar-se ao estilo da banca;
  • Lembrar do que aprendeu no dia da prova;
  • Fazer isso SOB PRESSÃO (tempo, ansiedade e cansaço físico); 

Sendo assim, você deve olhar para cada um destes tópicos: 

Começamos aprendendo o conteúdo. Por isso, os primeiros meses da sua preparação devem ser voltados a estudar, de fato, as matérias. Então, faça uma lista de tudo que precisa estudar e coloque em prática, da forma que funcionar para você: assista aulas, use apostilas, livros didáticos, e, é claro, lembre-se que este estudo tem uma finalidade: saber fazer questões. Então, após entender cada assunto, priorize resolver uma listinha e certifique-se que você realmente aprendeu!

Quando você já estiver caminhando nos estudos, ou seja, já estudou alguns assuntos e sente que está progredindo, vamos para o próximo passo: adaptar-se ao seu estilo de prova. Está na hora de começar a fazer provas antigas/ simulados! Por mais que você pense que não sabe o suficiente ainda, isso vai te ajudar a saber se o que está fazendo está dando certo, ou não. Além disso, você perceberá que a banca tem um estilo próprio, sempre dando mais importância a alguns conteúdos, e apostando em “questões padrão”.

Nessa jornada, você aprende muitas coisas preciosas, no entanto, até aquelas que você acha super interessantes são esquecíveis. Dessa forma, precisamos achar uma forma de lembrar daquilo que estuda, através das revisões. Elas podem ser feitas de diversas formas, mas eu aconselho que sejam por meio de questões. Afinal, não adianta lembrar só da teoria (o que você consegue lendo um resumo), mas é preciso saber colocar em prática.

Por último, mas extremamente importante: seja capaz de converter todos esses esforços em acertos no dia da sua prova! Lembre-se que no dia, você estará sob condições específicas, com o tempo contado, pressão psicológica e o cansaço físico e mental de passar mais de 4 horas sentado lendo. Por isso, aproveite os simulados para treinar tudo isso: cronometre o tempo, não levante à toa, leve seu lanche e a água para perto, e não pare para fazer coisas aleatórias! Além disso, cuide da sua saúde mental. Cuidado com a ansiedade! Se você percebe que está muito nervoso, procure fazer coisas que te relaxem e não deixe que os estudos consumam seu psicológico.

Gostou das dicas, futuro calouro? Me deixe um feedback ou suas dúvidas nos comentários!

Não esqueça de compartilhar com seus amigos!

Para ficar por dentro das novidade, siga nossas redes sociais: @tudosobreopasunb e @sofistalearning

Quer se preparar com a melhor plataforma de estudos para o PAS? Conheça os nossos planos de assinatura!

Um abraço, e bons estudos!

Renata Gabriella.

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *