fbpx

5 curiosidades geográficas que te fariam duvidar na prova

Seja qual for a prova de vestibular, sempre existe aquela situação de se deparar com uma questão que levanta a dúvida: essa questão é possível? Questões que parecem absurdas de serem verdadeiras surpreendem na hora do gabarito. As provas do PAS-UnB normalmente costumam trazer itens que confundem o(a) candidato(a) e estar preparado para questões inusitadas pode te salvar bons pontos no exame.

Nesse post separamos 5 fatos absurdos de geografia que numa prova poderia te fazer errar. Apesar de não serem comuns, saber fatos poucos conhecidos ou absurdos se não te ajudar na prova, podem no mínimo, aumentar sua cultura de conhecimentos gerais. 

Maior Fronteira do Território Francês não é na Europa

É isso mesmo que você leu, a maior divisa territorial da França não fica Europa. Confuso de como isso é possível? Bom, isso se deve ao fato de que o território francês com maior fronteira é a Guiana Francesa, na América do Sul, com 673 km de fronteira com o Brasil.

Já “nevou” em Brasília

Para os brasilienses fãs do frio europeu isso pode parecer mentira, mas não é, ao menos em parte. Em 1961 uma onda de frio tão grande chegou a capital e provocou uma geada forte, que se não fossem os registros fotográficos fariam qualquer um duvidar. As fotos que circulam os principais jornais da cidade mostram a esplanada coberta de granizo, muito semelhante aos flocos de neve dos países europeus.

Geada na Esplanada de Brasília. Fonte: Correio Brazilense.

Na Coréia do Sul você é mais velho do que imagina

Pode parecer mentira, mas a verdade é que na Coréia do Sul quando o bebê nasce já é considerado a idade de 1 ano. Assim, no país, as pessoas são em teses “um ano mais velhas” do que a contagem no restante do globo. 

A maioria das pirâmides do mundo não estão no Egito

Apesar de possuir um turismo famoso por suas pirâmides, consideradas inclusive uma das sete maravilhas do mundo, o Egito não é o país com maior número de Pirâmides. Esse título pertence na verdade ao Sudão. O país possui 200 a 250 pirâmides conhecidas. Apesar de menores, as pirâmides sudanesas possuíam as mesmas funções daquelas construídas pelos egípcios: sepultar membros da realeza. 

Pirâmides sudanesas. Fonte: Internet.

É possível viver duas noites de Réveillon num mesmo dia

Viagem no tempo sempre foi um tema para despertar a curiosidade de quase todas as pessoas, mas você sabia que isso é possível? Graças a convecção Internacional de fusos horários no mundo, existe uma linha imaginária no meio do Oceano Pacífico oposta ao Meridiano de Greenwich, chamada Linha Internacional de Mudança de Data (LID). 

A LID divide assim o globo com 24h de diferença (por isso seu nome), sendo assim alguém a oeste da linha ao atravessa-la para o sentido leste, em sentidos práticos voltou 24h no tempo. Beneficiando-se disso, muitos cruzeiros marítimos vendem pacotes de réveillon “duplo” para as pessoas. 

Linha Internacional de Mudança de Data em vermelho.
Fonte:<http://geoconceicao.blogspot.com/2012/03/linha-internacional-de-data-e-uma-linha.html.>

Conhecer e viver

O importante sobre fatos curiosos é não se ater apenas ao fato, mas buscar entender as implicações dele na sociedade. Nos vestibulares ou provas para admissão normalmente informações pouco difundidas com essas curiosidades podem não ser alvo de questões, mas com certeza saber esses conteúdos te mantém um passo à frente caso seja necessário. 

Para ficar por dentro das novidade, siga nossas redes sociais: @tudosobreopasunb e @sofistalearning

Quer se preparar com a melhor plataforma de estudos para o PAS? Conheça os nossos planos de assinatura!

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *