fbpx

Os 4 maiores erros que te impedem de ser aprovado

E aí, futuros calouros, tudo certo? 

Estudar não é uma tarefa simples, ainda mais a longo prazo. Por isso, devemos aproveitar cada momento que estamos estudando para se tornar melhor naquilo que é o nosso objetivo, ou seja, fazer prova. 

Sendo assim, separamos os principais erros cometidos ao estudar, que podem estar impedindo o seu progresso.

Não ter um objetivo com o que você está fazendo;

Tudo que você fizer, pergunte-se como aquilo vai te ajudar na prova. Então, se eu estudo geometria analítica, no terceiro ano, por exemplo, é porque sei que aquele conteúdo estará na minha prova, por isso, precisarei de lembrar das fórmulas e do passo a passo para resolver cada tipo. Por outro lado, qual a finalidade de copiar algo que já está escrito em livros, apostilas ou até na videoaula? Isso te dá a falsa sensação de que está estudando, mas no fim das contas não te ajuda na prova.

Apego a técnicas erradas; 

Isso é bastante simples: ver um mapa não é o mesmo que fazer o percurso pessoalmente. Você deve focar no estudo ativo, ou seja, que te coloca em contato com coisas muito parecidas com fazer a prova. Os sofistas de carteirinha que já estão pensando “questões!!! simulados!!” estão certos. O problema é que somos treinados na escola a passar o tempo todo vendo teoria, em um estudo completamente passivo. Infelizmente, isso não vai te ajudar em nada, então, tire o band aid e comece a caminhar de forma independente!

Quantidade ao invés de qualidade; 

Já perdi as contas de quantas vezes me perguntaram “quantas horas você estuda por dia?”. A resposta é: depende. Tem dias que bastante e tem dias que nenhuma.

É claro que é importante que você construa uma rotina, pois isso é fundamental para sua disciplina. No entanto, não é isso que vai definir se você está estudando da maneira certa ou não. A época que eu me submeti a estudar mais horas por dia, em um cursinho integral, foram os estudos de pior qualidade que eu já tive. Por outro lado, se manter constante utilizando as técnicas certas vai te trazer muito mais resultado. 

Mentalidade

Levante a mão se você morre de medo de não passar no vestibular.  A maioria dos estudantes que eu converso possuem uma mentalidade completamente ansiosa sobre este processo, o que acaba atrapalhando DEMAIS o seu progresso. Você precisa enxergar isso como de fato é: uma prova cheia de questões, mas que são solucionáveis, ainda mais se você tiver uma boa preparação. 

Sugestões de posts complementares para você ler mais:

Não se esqueça de compartilhar com os amigos! 

Para ficar por dentro das novidade, siga nossas redes sociais: @tudosobreopasunb e @sofistalearning

Quer se preparar com a melhor plataforma de estudos para o PAS? Conheça os nossos planos de assinatura!

Um abraço, e bons estudos!

Renata Gabriella.

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *