fbpx

Adianta estudar correndo na semana anterior à prova?

Todo mundo conhece alguém que na semana anterior à prova começa a estudar desesperadamente todo o conteúdo que deixou esquecido no ano todo, não é mesmo? Parece que tudo o que você deixou de estudar nas últimas 50 semanas vão entrar como mágica nessa semaninha que antecede a prova, mas acho que não é novidade pra ninguém que isso não acontece. 

Estudar é como um “projeto verão”, precisa de dedicação durante meses para dar certo. Não adianta na semana anterior àquela viagem a meses programada correr para a academia e começar uma dieta. Você vai viajar com o mesmo corpo e ainda cheio de dor. E com os estudos não é diferente, você vai chegar na prova sem lembrar de quase nada e ainda vai estar MUITO cansado, te garanto. 

O nosso cérebro precisa de DESCANSO para assimilar as informações. É preciso distrair a mente para que as memórias sejam devidamente organizadas. Você já assistiu Divertidamente? Se não, corra agora para o Disney+. Ele é uma excelente lição para nós. Não vou dar nenhum spoiler, mas logo no início do filme é mostrado de forma lúdica como funciona o nosso cérebro. A personagem principal, Riley, vive intensamente os seus dias, e em todos os momentos, as lembranças são criadas, mas essas lembranças só são armazenadas quando ela vai dormir! 

Agora imagine o trabalho que o nosso cérebro tem para organizar as lembranças (e tudo aquilo que você estudou) se você não dormir direito?! Um cérebro descansado otimiza sua capacidade de armazenamento!  

E você sabia que dormir não é a única forma de descansar o cérebro? Quando estamos fazendo exercícios físicos, meditando, praticando ioga, praticando esportes, vendo um filmes, ou seja, qualquer atividade que não seja intelectual, o seu cérebro também está descansando! E esse descanso é importante até mesmo para aprendermos coisas que, durante o tempo de estudo, ficaram confusas. 

Então a dica é, estude durante o ano, se programando para não ficar sobrecarregado (não é atoa que o edital é lançado meses antes da prova) e descanse na última semana. Aproveite que provavelmente você já estará de férias quando a prova do PAS chegar e distraia a sua mente com outras coisas. Não se preocupe, você não vai esquecer nessa semana tudo aquilo que você estudou o ano todo. Aquilo que você verdadeiramente aprendeu é seu e ninguém é capaz de tirar esse conhecimento de você, porém, aquilo que você decorou vai sim ser esquecido. Então procure aprender verdadeiramente as coisas e no primeiro “gatilho” esse conhecimento vai ser resgatado. Nosso cérebro é uma máquina perfeita. 

Leia, faça exercícios, repita diversas vezes, assista as suas aulas, faça resumos e encontre a sua melhor forma de estudar! Mas no tempo reservado para descansar, descanse

Para ficar por dentro das novidade, siga nossas redes sociais: @tudosobreopasunb e @sofistalearning

Quer se preparar com a melhor plataforma de estudos para o PAS? Conheça os nossos planos de assinatura!

Alice Motta Nogueira

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *