fbpx

Confira a média das notas e o desvio padrão do PAS nos últimos três subprogramas.

O CEBRASPE divulgou a média e o desvio padrão das notas do subprograma 2019-2021. Essas informações são cruciais para o cálculo do argumento padronizado e consequentemente, para o cálculo do argumento final que é a nota usada para concorrer ao curso selecionado na terceira etapa do PAS.

 

A média é algo mais óbvio, mas o que é o desvio padrão? O desvio padrão é, basicamente, a dispersão das notas, ou seja, o quanto a nota dos candidatos propende a se afastar da média. 

 

Quer entender mais sobre como é feito o cálculo do argumento final? Acesse o nosso tutorial para aprender a fazer o cálculo da nota ou clique aqui para ver o tutorial em vídeo.

 

Lembrando que ficar na média não é necessariamente bom. Na maioria dos cursos, principalmente nos mais concorridos, os aprovados ficam bem acima da média.

 

Confira:

Média e desvio padrão – Subprograma 2019-2021

Média e desvio padrão – Subprograma 2018-2020

Média e desvio padrão – Subprograma 2017-2019 

 

Como aumentar a sua nota no PAS?

 

Percebeu que a sua nota está na média e quer se distanciar positivamente dos seus concorrentes?

 

  1. Identifique quais são suas dificuldades com precisão. Uma boa maneira de fazer isso é resolver provas anteriores e perceber quais são os itens que não consegue resolver ou que demoram muito tempo para serem resolvidos.
  2. Defina um cronograma de estudos dando prioridade ao que tem mais dificuldade.
  3. Pratique por meio de exercícios.
  4. Entenda a forma como os conteúdos são cobrados pela banca.

 

Não sabe por onde começar? Estude por meio da recorrência nas provas anteriores com trilhas gratuitas, faça o seu cadastro na nossa plataforma!

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *