fbpx

Manual do SSA 2022

O que é o SSA? 

Processo seletivo 

O Sistema Seriado de Avaliação, ou SSA, é o processo seletivo da Universidade de Pernambuco (UPE), que conta com 50% das vagas de todos os cursos da UPE. A outra metade das vagas é preenchida pelos candidatos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O SSA é um vestibular seriado — isto é, o vestibulando faz três exames ao fim de cada ano do ensino médio (SSA 1, SSA 2 e SSA 3). Depois da conclusão de todas as etapas, no final do ensino médio, o aluno recebe uma média geral, a partir das notas de todas as provas, e, com esta média, é possível entrar no curso desejado.

Portanto, o SSA é a maneira mais fácil de ingressar na UPE!

Quem pode fazer o SSA?

Uma vez que a seleção é seriada, os estudantes só podem fazer o SSA se ainda estiverem no ensino médio. Ou seja, somente os estudantes do primeiro ano do ensino médio podem inscrever-se no SSA 1, e assim por diante. Ao perder uma das etapas, contudo, não é possível fazê-la no ano seguinte. Assim, somente alunos do primeiro ano podem fazer o SSA 1, alunos do segundo ano devem fazer o SSA 2 e alunos do terceiro ano fazem o SSA 3.

O SSA mudou devido à implementação do Novo Ensino Médio?

Sim, porém, as mudanças serão instauradas gradualmente. Em 2022, entram em vigor as alterações no SSA 1, mas as modificações dos próximos exames, SSA 2 e SSA 3, serão instauradas em 2023 e 2024, respectivamente. Portanto, as etapas do SSA 2 e SSA 3, que serão feitas em 2022 para ingresso na Universidade nos anos seguintes (2023 e 2024), permanecem no formato anterior, conforme o antigo Ensino Médio.

As provas

Como são divididos os exames do SSA?  

O SSA, feito em três etapas, é dividido em três provas, estruturadas de acordo com a série do vestibulando.

O SSA 1 é feito no primeiro ano do ensino médio, o SSA 2 no segundo ano do ensino médio e o SSA 3 no terceiro ano do ensino médio.

O SSA 1 e 2, aplicados em 2022, são exames composto de 90 questões, enquanto o SSA 3, aplicado em 2022 e 2023, tem 100 questões e uma redação.

Contudo, a partir de 2024, O SSA 3 será um exame estruturado em uma prova de conhecimentos de 40 questões, uma redação e itinerários informativos com 60 questões. As provas são aplicadas em dois dias e, para os vestibulandos do SSA 1 e 2, duram 4 horas. A duração do SSA 3 é de 4 horas e meia. 

Pontuação da prova de conhecimentos:

A prova de conhecimentos tem nota máxima de 100 pontos. 

Pontuação da prova de redação:

A prova de redação tem nota máxima de 10 pontos. 

Valor das questões: 

No SSA 1 e 2, oitenta e nove questões valem 1,111 pontos e uma questão vale 1,121. No SSA 3, cada questão vale um ponto.

 

MUDANÇAS:  SSA 1 e 2 (2022, 2023): 

Pontuação da prova de conhecimentos:

As provas de conhecimentos do SSA 1 e 2 equivalem a 30% da nota final do sistema de avaliação.

O valor dos pontos será determinado de 0 a 100 por cada área do conhecimento. A nota geral será calculada assim: L (Linguagens) + M (Matemática) + CN (Ciências da Natureza) + CHS (Ciências Humanas e Sociais) / 4 =.  

 

MUDANÇAS: SSA 3 (2024)

Pontuação do SSA 3 (prova de conhecimentos, redação e itinerários informativos):

O SSA 3 equivale a 40% da nota final do sistema de avaliação. A redação equivale a 20% da nota, a prova de formação geral básica a 20% e os itinerários formativos a 60%.

O valor dos pontos será determinado de 0 a 100 por cada área do conhecimento. A nota geral será calculada assim: FGB (Formação geral básica) x 0,2 + REDAÇÃO x 0,2 + IF (Itinerário formativo) x 0,6=.

Conteúdo do SSA 

Conteúdo das provas 

Os exames de cada etapa têm questões a partir dos conteúdos das respectivas séries do ensino médio. Por exemplo, se o vestibulando fizer o SSA 1, só responderá questões acerca de assuntos trabalhados no primeiro ano do ensino médio. 

ATENÇÃO: É possível saber quais os conteúdos de cada prova do SSA? 

Sim! Todos os estudantes podem ver os conteúdos programáticos de cada etapa do SSA nos editais das três provas. 

Veja os editais no site da UPE

 

Distribuição das questões 

Sem modificação: SSA 2 (Triênio 2020 – 2021 – 2022) 

O exame do SSA 2 não mudará para os estudantes que o farão em 2022. O SSA 2 só será modificado para vestibulandos que o farão em 2023. Em 2022, a distribuição de questões continuará a ser da seguinte maneira:

  1. Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História: 10 questões cada;
  2. Língua portuguesa: 12 questões;
  3. Língua Estrangeira, Filosofia e Sociologia: 6 questões cada.

Total: 90 questões.

Sem modificação: SSA 3 (Triênio 2021 – 2022 – 2023)

Não haverá mudanças no formato das provas do SSA 3 para os estudantes que já tiverem feito as etapas iniciais (SSA 1 e 2) e, em 2022 ou 2023, farão a última. Assim, o SSA 3 (2022 e 2023) permanecerá estruturado desta maneira:

  1. Matemática e língua portuguesa: 12 questões cada; 
  2. Física, biologia, geografia, história e língua estrangeira: 10 questões cada;
  3. Filosofia e sociologia: 8 questões cada.

Total: 100 questões. 

Mudanças: SSA 1 (Triênio 2022 – 2023 – 2024) e SSA 2 (A partir de 2023) 

As áreas de conhecimento do SSA 1, a partir de 2022, e do SSA 2, a partir de 2023, já foram determinadas. A prova de conhecimentos será dividida da seguinte maneira:

  1. Linguagens e suas Tecnologias (Língua portuguesa e Estrangeira, Educação Física e Arte); 
  2. Matemática e suas Tecnologias;
  3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física);
  4. Área de Conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia e Filosofia).

ATENÇÃO: No SSA 1, não há questões de sociologia. Já no SSA 2, não há prova de Arte.

No primeiro dia do SSA 1 e 2, os vestibulandos devem responder 22 questões de Linguagens e suas Tecnologias, 23 questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. No segundo dia, responderão 24 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 21 questões de Matemática e suas Tecnologias. O total é de 90 questões, 45 por dia de prova aplicada, divididas nas quatro áreas de conhecimento demandadas. 

Mudanças: SSA 3 (A partir de 2024)

Segue a divisão do SSA 3, para 2024:

  1. Redação;
  2. Avaliação de formação geral básica (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza);
  3. Itinerários Formativos (conteúdo ainda a ser determinado, com base na escolha de curso do vestibulando).

Total: 100 questões.

No SSA 3, o primeiro dia será dedicado à redação e à prova de formação geral básica, composta por 40 questões de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. No segundo dia, os vestibulandos precisam completar 60 questões da prova de itinerários formativos.

Língua estrangeira

Para as questões de língua estrangeira, o estudante pode escolher entre inglês e espanhol.

 

Redação no SSA

ATENÇÃO: Só tem prova de redação no SSA 3?

Sim! Somente no fim do terceiro ano do ensino médio, ao fazer o SSA 3, o vestibulando precisa escrever uma redação.  

 

Faltas e Eliminação

Faltas e eliminação no SSA 1 e 2

Os participantes do SSA 1 (2022) e SSA 2 (a partir de 2023) que faltarem em algum dos dias de prova, terão a nota zerada somente das provas que perderam. Uma falta não causa eliminação.

Faltas e eliminação no SSA 3 (a partir de 2024)

Os estudantes do SSA 3 que não comparecerem a um dia de exame serão eliminados. Serão, também, eliminados, os vestibulandos que zerarem alguma das provas ou não acertarem, pelo menos, duas questões de cada área. Os participantes que não alcançarem nota mínima de 30% da maior pontuação do curso escolhido, serão, igualmente, eliminados. Os candidatos que não passarem na nota de corte do curso desejado, não terão suas redações corrigidas.

 

Inscrição e Taxa

Inscrição 

As inscrições devem ser feitas no site http://processodeingresso.upe.pe.gov.br. Podem inscrever-se alunos de escolas públicas e particulares, que tenham frequência comprovada.

 

Taxa de Inscrição 

A taxa de inscrição, paga em cada fase, custa 110 reais (R$110). 

 

ATENÇÃO:  Quem está isento da taxa de inscrição

Estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CADúnico) não pagam a taxa. Os programas sociais do CADúnico são: Programa Bolsa-Família, Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, Programa de Erradiação do Trabalho Infantil e Programa Nacional de Inclusão do Jovem (PROJOVEM).   

 

Normas de segurança 

Com a disseminação da COVID-19, estarei seguro ao fazer a prova do SSA?

Medidas serão tomadas para a sua segurança, a partir dos decretos do Governo Estadual. Abaixo, as normas:

Distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as carteiras dos vestibulandos; 

Estudantes e equipe devem fazer uso obrigatório de máscaras e manter a higienização constante das mãos; 

Durante a divulgação dos locais de provas, serão indicadas outras informações para a biossegurança de todos os envolvidos no processo seletivo.

 

*O Manual do SSA será constantemente atualizado, conforme novas informações do programa forem sendo divulgadas pela UPE.

 

Saiba TUDO sobre o SSA e receba dicas incríveis no seu feed! Siga @tudosobreossaupe no instagram!

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *