fbpx

Como calcular a nota do Enem?

O que você precisa saber para calcular seu desempenho sozinho

Após o Enem, a preocupação do estudante é como foi o seu desempenho nos dois dias de prova. Alguns estudantes focam mais no primeiro dia, outros no segundo, mas de que

maneira deve ser calculada a nota do Enem? E como você, candidato, pode calcular o seu desempenho por conta própria?

Como funciona o TRI (Teoria de Resposta do Item)?

Primeiro, é importante entender o conceito da Teoria de Resposta do Item, ou TRI: de maneira simples, o TRI se baseia muito mais na coerência de acertos de cada item do que na quantidade, já que as perguntas são divididas em fáceis, médias e difíceis. Dessa forma, a nota será melhor para aquele candidato que demonstrar com mais consistência o seu entendimento do assunto apresentado na prova — ou seja, aquele que acertar as perguntas de nível fácil ou médio demonstrará um melhor desempenho do que o que acertar as mais difíceis e errar fáceis e médias, porque, neste último caso, pode ser entendido como acerto ocasional, ou seja, chute. Assim, candidatos que acertam o mesmo número de perguntas podem ter notas diferentes pela metodologia do TRI.

Entretanto, no caso da redação, não existe o modelo TRI de pontuação: as notas da redação vão de 0 a 1000, dividas em 5 competências, analisadas por dois corretores profissionais. A média das demais matérias, geralmente, gira em torno de 500, podendo variar de 300 a 850, e, de fato, essa média varia anualmente.

Mas como você consegue calcular sua média final depois de receber as notas das modalidades da prova? Isto sempre depende de cada universidade, uma vez que os pesos mudam em diferentes casos. Logo, é sempre bom estar por dentro das particularidades das instituições. 

De modo geral, você pode somar as 5 notas das diferentes áreas da prova e dividi-las por 5. Entretanto, caso o curso desejado tenha um peso específico na universidade que você quer ingressar, é necessário multiplicar cada nota pelo seu respectivo peso.

Para estar por dentro dos assuntos relacionados ao Enem, como o que é o TRI ou quais as competências que são levados em conta na correção da Redação, acompanhe o blog da Sofista e siga-nos no Instagram @tudosobreenem.

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *