fbpx

Estudando com Brasília: obras arquitetônicas no PAS-UnB

Nas três etapas do PAS-UnB, existem conteúdos destinados a estudos das mais diversas obras artísticas, inclusive, arquitetônicas — Brasília é uma cidade fundamentada pelo urbanismo, pela arquitetura e harmonia plástica, portanto, é importante conhecer alguns locais que podem ser tema de questões da prova. 

Teatro Nacional Cláudio Santoro

O Teatro Nacional Cláudio Santoro, localizado na Asa Norte, próximo ao Eixo Monumental, é uma obra realizada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a fim de tornar-se um ponto de referência para os grandes nomes da música, das artes cênicas e da dança. Composto por três grandes salas principais, o monumento está fechado há quase oito anos e, em 2022, é prevista uma grande reforma para, novamente, reabri-lo. Porém, mesmo fechado, a história desse teatro é riquíssima,  devido às várias apresentações realizadas nele: dentre os artistas e grupos que se apresentaram no Teatro Nacional Cláudio Santoro estão o Ballet Bolshoi da Rússia, o Paris Opera Ballet, os músicos João Gilberto, Caetano Veloso,Mercedes Sosa, bem como os atores Fernanda Montenegro, Dulcina de Moraes e Paulo Autran. 

O famoso mosaico de blocos, projetado por Athos Bulcão, chama a atenção por sua semelhança a um paredão de escalada. Além disso, em conjunto com a pirâmide da Companhia Energética de Brasília (CEB) e a pirâmide do Tempo da Boa Vontade, sua forma piramidal compõe uma tríade mística, que fez com que Brasília fosse comparada com o Cairo, no Egito, e com as cidades de povos pré-colombianos. Ademais, o espaço do teatro possui belos jardins projetados por Burle Marx.

Palácio do Itamaraty

O Palácio do Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, abriga o Ministério das Relações Exteriores, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o engenheiro Joaquim Cardozo. Localizado no Eixo Monumental e inaugurado em 1970 pelo presidente militar Emílio Médici, o palácio está em ótimo estado de conservação: é composto por um hall sem muitas colunas, uma escada em espiral de estética peculiar e mosaicos irregulares — todo os seu interior foi idealizado por Burle Marx e abriga obras de artes de Athos Bulcão, Rubem Valentin, Alfredo Volpi. Cerca de 580 obras foram registradas dentro dos três complexos que formam o palácio, já visitado pelos ex-presidentes americanos Barack Obama e Ronald Reagan, e pela Rainha Elizabeth II, em visita oficial ao país em 1968. 

O Meteoro

O Meteoro, do escultor Bruno Giorgi, é uma das obras que está presente no Palácio do Itamaraty, exposta no espelho d’água na frente da estrutura externa do local. A escultura, que parece estar pousada sobre a água, foi esculpida entre 1967 e 1968, e dividida em cinco partes, simbolizando os laços dos cinco continentes. 

Uma curiosidade sobre o autor do Meteoro: Bruno Giorgi era italiano e, por algum tempo, viveu na comuna de Carrara, assim intitulada porque nessa área extraia-se o mármore carrara — logo, foi em uma das pedreiras da comuna que foram retiradas as peças esculpidas por Giorgio, pedreira que, hoje, chama-se Brasília, em homenagem a cidade e aos catorze meses que o artista se dedicou a esculpir a obra. Giorgi também é o criador de Os Candangos, localizada na Praça dos Três Poderes.

Para estar por dentro de mais conteúdos como este, acompanhe o blog da Sofista e nos siga no Instagram:

https://www.instagram.com/tudosobreopasunb @tudosobreopasunb (UNB – DF)

https://www.instagram.com/tudosobreopism/ @tudosobreopism (UFJF – MG)

https://www.instagram.com/tudosobreopasuem @tudosobreopasuem (UEM – PR)

https://www.instagram.com/tudosobreossaupe @tudosobreossaupe (UPE – PE)

https://www.instagram.com/tudosobreopasufla @tudosobreopasufla (UFLA – MG)

https://www.instagram.com/tudosobreosisuea/ @tudosobreosisuea (SIS – AM)

https://www.instagram.com/Tudosobreopave/ @tudosobreopave (UFPel – RS)

https://www.instagram.com/Tudosobreosasi/ @tudosobreosasi (UFVJM – MG)

https://www.instagram.com/Tudosobreopss/ @tudosobreopss (UEPG – PR)

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *