fbpx

Por que não estudar enquanto eles dormem?

O ingresso na Universidade dos seus sonhos não precisa ser um período de total isolamento e concentração

Todo mundo conhece alguém que, embora estudasse o tempo inteiro, teve um péssimo desempenho no vestibular. Ao saber disso, imediatamente contabilizamos as inúmeras horas em que passamos dormindo, jogando ou checando nossas redes sociais, ao passo que essa pessoa estudava e, no entanto, nem mesmo ela se saiu bem na prova. Logo, começamos a pensar que não estamos nos esforçando o suficiente — “talvez seja melhor mesmo estudar enquanto eles dormem!” No entanto, não são só suas longas sessões de foco que contam: até mesmo vestibulandos precisam descansar, sair com os amigos e maratonar uma série de vez em quando.

Não estude enquanto eles dormem

Uma rotina eficiente de estudos deve sempre levar em conta o poder de uma boa noite de sono. Dormir é uma atividade absolutamente essencial, uma vez que permite que nossos cérebros descansem e recarreguem — portanto, estudar com uma mente cansada é o mesmo que tentar usar um celular descarregado. De acordo com o National Institute of Neurological Disorders and Stroke, NIH, (Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e Derrame), a falta de sono causa dificuldades de concentração e torna o aprendizado, bem como a retenção de memórias, quase impossível. Além disso, ainda segundo a NIH, negligenciar seu repouso pode acarretar em inúmeras doenças, como diabetes, pressão alta, problemas de coração, derrame, más condições mentais e morte precoce.  

Não estude enquanto eles se divertem

Durante o período pré-vestibular, a ideia de dormir, mesmo quando a ignoramos, parece fazer mais sentido do que a de se divertir, pois a culpa sempre parece andar de mãos dadas com o lazer. Contudo, tal como priorizar seu sono é importante, passar algum tempo fazendo o que você gosta, com pessoas que você gosta, é fundamental para sua saúde mental — de fato, sem um psicológico saudável, entender (e memorizar) o que se estuda se torna uma tarefa dificílima. Além do mais, ao deixar de lado seu divertimento, seu estresse aumenta, suas horas de repouso decaem e voltamos aos problemas do tópico anterior. 

Inclusive, assistir séries e filmes, ler livros e até mesmo escutar música pode te ajudar na redação e em outras áreas do vestibular. 

Não estude enquanto eles descansam

Conforme o Michaelis, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, o verbo descansar significa, entre outras definições: “Livrar-se de atividade cansativa ou da sensação de fadiga”. Ao estudar por várias horas seguidas, por exemplo, o estudante tende a se sentir bastante exausto. Se o mesmo decide persistir nessa atividade, ainda que esteja extenuado, a probabilidade de absolvição de conhecimento é muito pequena. Ou seja, esse longo período de foco é, na verdade, uma grande perda de tempo. Por isso, é indispensável fazer pequenas pausas enquanto estuda e tentar utilizar estratégias que evitem o esgotamento: estabelecer intervalos de 5 a 10 min para cada 30 a 40 min de concentração, quem sabe, pode funcionar para você. 

Portanto, é mais que possível ingressar na Universidade, e no curso desejado, sem ter que se isolar de tudo e todos durante seus anos de vestibulando. Com efeito, em qualquer período da vida, sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Para isso, é necessário lembrar que dormir, se divertir e descansar (com moderação) não equivalem à procrastinar. Bons estudos!

Para mais conteúdos como este, acompanhe nosso blog e nos siga no Instagram:

https://www.instagram.com/tudosobreopasunb @tudosobreopasunb (UNB – DF)

https://www.instagram.com/tudosobreopism/ @tudosobreopism (UFJF – MG)

https://www.instagram.com/tudosobreopasuem @tudosobreopasuem (UEM – PR)

https://www.instagram.com/tudosobreossaupe @tudosobreossaupe (UPE – PE)

https://www.instagram.com/tudosobreopasufla @tudosobreopasufla (UFLA – MG)

https://www.instagram.com/tudosobreosisuea/ @tudosobreosisuea (SIS – AM)

https://www.instagram.com/Tudosobreopave/ @tudosobreopave (UFPel – RS)

https://www.instagram.com/Tudosobreosasi/ @tudosobreosasi (UFVJM – MG)

https://www.instagram.com/Tudosobreopss/ @tudosobreopss (UEPG – PR)

 

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *