Isenção de Taxa de Incrição no PAS UnB




 

 

Isenção da taxa de inscrição do PAS-UnB

 

E aí, futuros calourinhos! Tudo beleza? 

Muito se fala sobre a possibilidade de não pagar a taxa de inscrição do PAS, que é no valor de R$120,00. Vocês sabem como isso funciona? Eu vou te explicar!

 

Quem tem direito à isenção ?

*Se você tem dúvidas a respeito da definição de candidato de baixa renda, tal como a documentação necessária para comprovar essa situação, acesse: *link próximo post*

 

Curiosamente, os critérios para a primeira e segunda são diferentes da terceira etapa:

Isenção no PAS 1 e 2:

Há duas possibilidades: 

  • Candidato hipossuficiente, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal –CadÚnico, sendo membro de família de baixa renda.

  • Candidato, estudante de ensino médio matriculado na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal (infelizmente, não abrange as escolas públicas que não sejam do DF), ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, além de ter frequência escolar igual ou superior a 75%.

Ou seja, você precisa se encaixar nos TRÊS requisitos, simultaneamente,  não basta apenas estudar em escola pública, por exemplo, caso não possua baixa renda e/ou falte muito na escola.

 

Isenção no PAS 3:

  • Também isenta inscritos do CadÙnico.

  • Além de ter baixa renda (<1,5 salário mínimo), ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

*Nesse caso, não importa qual sua UF, desde que preencha os requisitos.

 

Bom , uma vez que você já sabe se tem direito , o próximo passo é:

 

Como solicitar a isenção no PAS?

  • Caso seja beneficiário do Cadúnico, basta preencher o requerimento, no momento da inscrição, fornecendo o seu NIS (Número de Identificação Social).

  • Nos segundos casos, você precisará preencher o requerimento na hora da inscrição e anexar os documentos:

  • No PAS 1 e 2, que comprove ser de baixa renda (temos tutorial de como comprovar baixa renda).

  • Além de comprovar baixa renda, o candidato precisa comprovar ter cursado o Ensino Médio:

  1. Na rede pública, sendo necessária a declaração escolar ou histórico, nos quais evidencia-se a escola onde foi/está sendo cursada cada uma das séries do Ensino Médio..

  2. Na rede privada, como bolsista integral, anexar a declaração escolar ou histórico, mais uma declaração da direção da escola, afirmando a bolsa integral do aluno.

Caso você tenha estudado parte na rede pública e parte na rede privada, como bolsista integral, são necessárias as declarações das respectivas escolas.

Todos esses documentos, você consegue solicitar na Secretaria da sua escola.

 

Então, basicamente, no ato da inscrição (11 a 29/01), você preenche o requerimento de isenção e anexa os documentos necessários.

 

Depois disso, fique de olho para saber se sua solicitação foi aprovada, o resultado provisório estará disponível nos dias:

  • 05/02 para o PAS 3, tendo entre 06 e 07/02 para entrar com recurso.

  • 08/02 para PAS 1 e 2, tendo entre 09 e 10/02 para entrar com recurso.

 

Caso sua solicitação não seja aprovada, pode ser que você tenha enviado algum documento errado, então, você pode enviá-lo no período de recurso e esperar pelo resultado definitivo, que será:

  • 11/02 para PAS 3

  • 18/02 para PAS 1 e 2

 

Se acontecer de sua solicitação não ser aprovada no resultado final, você tem apenas um dia (até 12/02 ou 19/02) para efetuar o pagamento do boleto OU sua inscrição não será efetivada, perdendo o direito de fazer a prova.

 

Bom, futuros calourinhos, espero que tenham compreendido o processo de solicitação da isenção de taxa de inscrição do PAS. Caso ainda haja dúvidas, deixe-me saber nos comentários , para que possamos te ajudar com elas!

 

No mais, boa sorte na realização da inscrição, faça com bastante calma e atenção, que dará tudo certo! Caso precisem, nossa equipe estará pronta pra te ajudar lá no nosso insta Tudo Sobre o PAS UnB (@tudosobreopasunb) • Fotos e vídeos do Instagram. Não se esqueçam de baixar o cronograma da sua etapa, que está no nosso feed,  para ficar por dentro de todas as datas mencionadas!!

 

Bons estudos!

Renata Gabriella.




 





 

Deixe um comentário

Rolar para cima

Para qual prova você está se preparando?

Acesso completo às 3 etapas durante o período de acesso