Dicas para se sair bem em vestibulares seriados

Embora vestibulares seriados possam facilitar o acesso dos estudantes às universidades, devido ao seu caráter processual, muitos participantes não sabem como preparar-se para eles. Listamos, então, algumas sugestões de estudo para quem ainda não sabe muito bem o que fazer para ter um bom desempenho nesses vestibulares alternativos.

 

Tenha paciência

É comum que vestibulandos em seleções em série percam a motivação ao longo dos anos. Sem dúvidas, vestibulares seriados, em geral, apenas concluídos após dois ou três anos, podem causar uma sensação de esforço não recompensado. No entanto, é importante ter foco durante todo o processo, e não fixar-se só no resultado.

 

Estude pelo conteúdo programático da sua etapa

De fato, a maior parte dos vestibulares seriados, a cada etapa, fundamenta-se nos assuntos das séries escolares de seus participantes. Um exemplo é o SSA da UPE, feito durante os três anos do ensino médio e, portanto, na primeira fase as questões têm relação com o que é estudado no primeiro ano do ensino médio no estado de Pernambuco, por exemplo. Contudo, cada vestibular tem seu próprio conteúdo programático, ou matriz de referência, que precisa ser consultado — assim, o candidato não corre o risco de deixar de lado um assunto ou obra que consta nessas listas e editais.

 

Resolva exercícios

É fundamental ter acesso a um material didático direcionado é fundamental, bem como treinar o que foi estudado. Para isso, o vestibulando deve resolver exercícios de todas as áreas relacionados aos assuntos de seu cronograma de estudo, uma vez que, sem a resolução de questões, é muito provável que o mesmo esqueça o conteúdo teórico.

 

Estude pelas provas dos anos anteriores

Tão importante quanto responder exercícios e estar atento ao conteúdo programático do vestibular em que se está inscrito é conhecer a estrutura do exame. Logo, nada melhor que revisar as provas dos anos anteriores para conhecer o modelo do vestibular e entender quais assuntos caem com mais frequência em cada uma das áreas do conhecimento.

 

Não deixe para treinar a redação no último ano

Grande parte dos vestibulares seriados têm prova de redação na última etapa e, por isso, muitos vestibulandos treinam sua escrita somente no ano em que participarão desta fase. Porém, é importante entender qual o peso da redação na sua nota geral e, a depender disso, começar a aprimorar sua escrita desde cedo. Lembre-se que, com os assuntos dessa etapa, é possível ficar sobrecarregado demais e acabar negligenciando o estudo dos conteúdos teóricos ou o treinamento da redação.

 

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e nos siga no Instagram: @tudosobreossaupe!

Deixe um comentário

Rolar para cima

Para qual prova você está se preparando?

Acesso completo às 3 etapas durante o período de acesso