Por que estudar pelas provas anteriores do vestibular?

Cinco vantagens de usar as provas passadas na sua rotina de estudos

A maioria dos vestibulares tem provas longas. No Enem, por exemplo, são 180 questões no total, divididas em 4 provas de 45 questões, isto é, 90 questões por dia. Ao levar em conta a redação e o preenchimento do cartão resposta, os candidatos ficam com menos de 3 minutos para a resolução de cada pergunta. Portanto, chegar ao dia do exame sem conhecê-lo pode ser uma experiência um tanto assustadora. Para evitar ser pego de surpresa, incorporar as provas anteriores do processo seletivo que você está realizando na sua rotina de estudos é uma estratégia ideal. Entenda por que e como fazer isso!

Use as provas anteriores como simulado

Uma das maneiras mais eficientes de estudar as provas passadas é usá-las como simulado. Para isso, você pode tentar imitar as condições do dia da aplicação da prova. Digamos que seu simulado seja para o Enem: separe dois dias, com um espaço de uma semana entre eles, e resolva as questões em um período de tempo similar ao do exame de fato, ou seja, 5 horas e meia no primeiro dia de “simulado” e 5 horas no segundo. Lembre-se de não deixar de lado a escrita da redação. 

Conheça a prova 

Ao consultar as provas anteriores, é possível entender sua estrutura e a recorrência que apresentam de certos assuntos. Assim, você pode entender melhor o que precisa revisar até o grande dia. Lembre-se de que não é preciso já ter prestado o vestibular para conhecê-lo, uma vez que as provas passadas estão disponíveis na internet.  

Treine seu ritmo

Se você simular o dia da aplicação do exame, a partir das provas anteriores, cronometrar o tempo da resolução de cada questão é fundamental. Desse modo, você pode perceber quantos minutos leva para responder perguntas de cada área, entendendo, assim, no que tem mais dificuldade. Além disso, tal simulação te ajuda a se acostumar com o ritmo da prova, que, embora longa, deve ser feita com pouca ou nenhuma pausa. Observe, também, em quantos minutos ou horas você consegue escrever uma boa redação — via de regra, escrevê-la em uma hora é o ideal. 

Treine seus conhecimentos 

Quando você estuda as provas dos anos passados, é provável que note um padrão de conteúdos que sempre caem, podendo, portanto, se preparar para eles. Ademais, você estará apto para verificar suas fraquezas em certas áreas, em especial, se estiver transformando esse estudo em simulado, já que, mesmo respondendo corretamente uma questão, o tempo gasto em sua resolução pode indicar uma dificuldade quanto ao assunto da mesma. 

Logo, após seu simulado, veja o que errou e como pode melhorar. Focar em cada questão, individualmente, pode ser ainda mais esclarecedor.

Crie uma estratégia própria

Depois de seguidas todas as etapas acima, você está pronto para pensar em uma estratégia para o exame que leve em conta suas facilidades e dificuldades ao fazê-lo. Mas, claro, é muito melhor fazer mais de um simulado e estudar mais de uma prova, já que, dessa forma, você terá mais conhecimento quanto à suas habilidades.

Sabendo de todas estas dicas, que tal começar a utilizar as provas passadas nas suas sessões de estudo?

Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando por aqui e nos siga no Instagram: @tudosobreopasunb, @tudosobreopasuem, @tudosobreopasufla, @tudosobreopism, @tudosobreossaupe, @tudosobreenem

Deixe um comentário

Rolar para cima

Para qual prova você está se preparando?

Acesso completo às 3 etapas durante o período de acesso